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    Entrevista Coordenadora de QA do Zeebo

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    Entrevista Coordenadora de QA do Zeebo Empty Entrevista Coordenadora de QA do Zeebo

    Mensagem por Nintendista Sex 08 Jan 2010, 23:53

    Do site da Tectoy

    Claudia Pastorello (Cacau)

    Nome: Claudia Pastorello (Cacau)
    Idade: 25 Anos
    Formação: Arquitetura e Urbanismo
    Cargo: Coordenadora de QA
    Empresa: Tectoy Digital

    Entrevista Coordenadora de QA do Zeebo 5_001

    1.Cacau, como é seu trabalho como líder de qualidade na Tectoy Digital?
    Como coordenadora de QA eu sou responsável pelo desenvolvimento dos processos de teste para cada plataforma ou fase do projeto. Também coordeno a equipe que vai aplicar esses processos, pra ter certeza que todas as partes do jogo foram testadas por muitas vezes e respondem às expectativas da equipe de produção para o produto final. É função do QA também, balancear o jogo para que ele fique o mais divertido e desafiador possível.



    2.O que seria a sigla QA, muito utilizada na indústria de games?
    QA significa Quality Assurance, ou garantia de qualidade. É exatamente isso, a profissão que garante que o produto tenha a qualidade esperada.

    É uma profissão comum na indústria de games e na de softwares em geral.



    3.Há quanto tempo você trabalha na área de análise de qualidade?
    Trabalho com QA desde Janeiro de 2007, quando comecei a estagiar na Tectoy Digital. Na época a empresa era pequena e eu era a única na função. Tive que pesquisar muito pra desenvolver os primeiros processos de teste. Baseei-me em muitos outros roteiros no começo, e hoje em dia cada novo problema descoberto pode gerar uma nova linha nos nossos roteiros de teste. Sou muito nova na área, mas sou apaixonada pelo que faço.



    4.Como funciona o processo de teste de um jogo?
    Quando o jogo é da casa, os testes começam desde a fase mais crua do projeto. Testamos as funcionalidades aplicadas e damos sugestões do que poderia melhorar o jogo. Algumas vezes nessa fase de teste aspectos pouco explorados da jogabilidade se revelam mais interessantes, e é nosso trabalho identificar isso. Depois começamos uma parte muito importante dos testes, que é descobrir se o que não deve acontecer realmente não acontece.

    Outra fase importante, depois que o projeto já está bem trabalhado, é o balanceamento do jogo. A jogabilidade e os níveis de dificuldade devem ser testados por jogadores experientes (no caso, os QAs) e por jogadores novos. Normalmente nós pedimos para os artistas, o pessoal da administração ou programadores de outros projetos jogarem o jogo, para que nós possamos julgar o que um jogador que pega o jogo pela primeira vez está achando.

    Para todas as fases de teste existe um roteiro. Quando são encontrados erros, nós os documentamos em uma ferramenta de comunicação interna, com informações para que os programadores possam reproduzir e identificar os erros, e posteriormente corrigi-los.

    Um jogo só pode ser lançado quando for aprovado em todas as fases de teste. É uma ‘guerra’ entre os QAs e a programação, mas no final todo mundo ganha.



    5.Para você, qual foi o maior desafio entre os jogos da série Extreme? (Por que?)
    Jetboard foi o projeto mais desafiador para o QA. Além dos testes de funcionalidade física do cenário terem sido mais complexos, o balanceamento do jogo exigiu a harmonização de muitos elementos de jogabilidade e dificuldade que os outros jogos da série não tinham. O corredor tinha que ter a liberdade e a precisão de se movimentar por todo o cenário durante a corrida, e ainda assim, precisava ter uma velocidade que deixasse o jogo divertido. Em especial o balanceamento do controle Boomerang foi muito complicado, mas trabalhando em conjunto com a nossa fantástica equipe de programação conseguimos atingir um resultado realmente interessante.



    6.Quanto tempo em média demora a fase de teste e análise de um jogo como o Jetboard?
    Os testes de Jetboard duraram aproximadamente 6 semanas, mais que projetos como Baja ou Bóia, que duraram 4 semanas.



    7.Quantas pessoas em média são envolvidas neste processo?
    Isso varia de projeto para projeto. Quanto mais complexo o jogo, mais pessoas estão envolvidas. Nossa equipe de testes da série extreme teve, em média, cinco pessoas.



    8.Muitas pessoas pensam que testar jogos é um trabalho dos sonhos. É verdade? É tudo um sonho como todos pensam ou existem diversos desafios e dificuldades?
    Bom, certamente é a profissão dos meus sonhos, mas a profissão de QA é muito repetitiva, exige muita concentração, e uma grande capacidade de comunicação. Seguir roteiros de teste, redigir problemas detalhadamente, verificar todas as características do jogo são coisas bem diferentes de jogar para relaxar. Muitas vezes os jogos que estão sendo testados não são exatamente o seu gênero favorito, e os testes podem ser muito longos. Então quem pensa que QA é o trabalho dos sonhos porque acha que só vai jogar e se divertir no trabalho está enganado. É um trabalho como qualquer outro, tem suas partes boas e ruins. A diferença é que a parte boa é melhor que a dos outros. xD



    9.Que dica você daria a jovens que sonham em ter um trabalho como o seu?
    Tenho algumas. Seja gamer; não só hardcore, ou casual, ou de esportes. Saiba apreciar todos os gêneros. Se você não é muito bom em se concentrar por muito tempo em uma coisa só, comece a ler livros. Seja um crítico inteligente; saiba criticar e dar idéias pertinentes para que o que está ruim fique melhor. Escreva sempre; a sua capacidade de comunicação é muito importante. Seja gentil e tenha um sorriso no rosto a maior parte do tempo... Essa última serve pra qualquer profissão. Wink

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