O sedã compacto premium que a GM está criando para os mercados emergentes, desenvolvido sob o código GSV (Global Small Vehicle), já foi flagrado por nós no Brasil. Também já fizemos uma projeção do carro, mas um flagrante dele na Suécia, quase sem camuflagem, permitiu que elaborássemos uma projeção mais próxima da realidade que o consumidor brasileiro vai encontrar. Ainda este ano, se for cumprido o cronograma previsto.
A frente do novo sedã, para o bem ou para o mal, será muito parecida com a do Chevrolet Agile, mas não se engane. Em vez da plataforma envelhecida e mais do que amortizada do Corsa B, a mesma do Classic, o GSV usa a plataforma do Corsa D, a Gamma II. O porta-malas acomodará pelo menos 500 litros, mas o espaço interno não será muito maior que o do Corsa Sedan atual.
A tarefa do GSV será aposentar o Astra, mas não como um modelo equivalente. A ideia seria trocar um modelo médio por um compacto premium. O mercado já deu mostras de que não encara isso muito bem, mas a marca pode ter um trunfo na manga. Segundo o site Autos Segredos, a GM pretende vender o GSV por algo em torno de 38 000 reais. Mais barato que o Agile mais completo, o que já indica o motor da versão de entrada do sedã, o 1.4 Econo.Flex. Uma eventual versão topo de linha usará o motor 1.8 com melhorias, capaz de gerar 140 cv.
O nome do modelo, ainda segundo o site, será Cobalt, o mesmo que a GM usou nos EUA para vender um sedã médio. Até a chegada do Cruze, que o substituiu. No Brasil, o Cruze, que já está em pré-produção, substituirá o Vectra GT e as versões mais caras do sedã.
Noticia da Revista quatro rodas