No futuro, quando as pessoas comentarem sobre os acontecimentos mais importantes no mundo dos video games nesta primeira década dos anos “2000″, 2009 será lembrando como o ano do “começo do fim” dos controles tradicionais.
Os tradicionais controles do tipo d-pad com botões ainda tem uma vida útil pela frente. Mas quando esta acabar (e inevitavelmente, ela vai acabar), as pessoas vão olhar para 2009, e particularmente para a E3 deste ano como o marco desta nova era.
E por que 2009 e não 2006, o ano do lançamento do Wii? Simples… Porque até 2009 os controles com sensor de movimento estavam restritos ao video game da Nintendo e dentro deste nicho, estava mais restrito ainda a apenas alguns jogos fazendo BOM uso do aparelho. Por exemplo: Wii Sports, usou o controle com muita propriedade. Já Red Steel ficou devendo bastante. Enquanto que para outros jogo, do Zelda Twilight Princess ao No More Heroes – o controle foi usado como um recurso adicional. Estes jogos não foram projetado para tirar o máximo de proveito do aparelho.
Agora em 2009, tanto Microsoft quando Sony revelaram os seus controles e periféricos para suportar controles por sensor de movimento (estamos ignorando, assim como a maioria dos desenvolvedores, o Sixaxis). O que era uma caracteristica unica de um dos consoles (Wii), agora se tornou um recurso universal. Um claro sinal de que a Nintendo estava certa em sua aposta inovadora, e que os controles por sensor de movimento são o futuro da industria de consoles.
Mesmo a Nintendo colaborou com este “movimento” ao lançar o Wii Motion Plus, um add-on para o Wii Remote que permite um grau maior de reconhecimento para o dispositivo que até então só dispunha de um reconhecimento parcial dos movimentos ao invés da seu prometido reconhecimento 1:1.
Tanto o dispositivo da Microsoft (chamado “Project Natal”) quanto o controle da Sony (com seu nome-código “Gem”) estão programados para chegarem ao mercado em 2010 e o mais interessante sobre seus lançamentos não é a proximidade de ambos, mas sim a abordagem totalmente diferente que cada empresa empregou no uso desta tecnologia.
O controle da Sony é mais “tradicional” e parecido com o Wii Remote, Um controle com botões que você deve segurar e mexer no sentido do movimento que quiser que o video game entenda. Ele difere do Wii Remote em vária áreas. Principalmente por sua gigante esfera brilhante na ponta, e que segundo a Sony, permitira um reconhecimento muito apurado dos movimentos dos usuários.
Outra diferença é que aparentemente não existe um direcional, algo que o controle da Nintendo manteve para ser usado em jogos mais antigos. Uma omissão interessante, principalmente se considerarmos que a Sony tem uma política de relançar seus jogos antigos, já que abre a possibilidade do periférico ser vendido separadamente, de maneira similar ao Nunchuck do Wii.
Já a abordagem da Microsoft é bem mais excitante e portanto, arriscada.
O “Project Natal” é essencialmente uma câmera plugada ao Xbox 360 que pode detectar os movimentos do jogador em 3 dimensões e os replica na tela. Não existe um controle, fisicamente falando. No demo exibido na E3, o aparelho demonstrou bons resultados, criando jogos totalmente funcionais – com movimentos apurados e sem lags.
É bom lembrar que tanto o controle da Sony quanto o da Microsoft ainda não foram lançados, então ainda há tempo para que ambas empresas os desenvolvam. Porque quando eles entrarem no mercado dominado pelo, agora melhorado, Wii Remote – nós vamos ter mais uma grande disputa no mercado dos video games. Disputa essa iniciada em 2009.