Fórum Revolution Arena

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Revolution Arena

Revolution Arena - www.revolutionarena.com.br


    tutorial: Joysticks de Playstation e Nintendo 64 no PC (mod)

    Bart
    Bart
    Membro 8 Bits
    Membro 8 Bits


    Masculino
    Número de Mensagens : 49
    Data de inscrição : 04/02/2009

    tutorial: Joysticks de Playstation e Nintendo 64 no PC (mod) Empty tutorial: Joysticks de Playstation e Nintendo 64 no PC (mod)

    Mensagem por Bart Sáb 15 Ago 2009, 15:37

    Introdução

    O EletronicosOnline.com desenvolveu este tutorial baseando-se no driver DirectPad criado por Earle F. Philhower, III e enviado à nós por ele mesmo.

    Este driver funciona, perfeitamente, no Windows 95/98/Me e requer o DirectX 5.0/6.0 instalado. Earle F. P. III, nos disse que não tem planos para desenvolver novos drivers para Win2000, XP ou NT. Se você deseja utilizar este esquema de conexão no Win2000, WinXP ou WinNT terá que utilizar outro driver. A seguir, daremos algumas sugestões de drivers.

    DirectPad Pro é uma interface de combinação hardware/software que permite a utilização de joysticks dos mais variados consoles como, por exemplo, PlayStation, Atari, Genesis, Jaguar, SNES, além de outros joysticks e keypads, em computadores pessoais (PCs) com Windows 95/98 e ME. A interface requer o mínimo de instalação e funciona através de qualquer porta paralela disponível.

    Antes de instalar o DirectPad Pro e dar início a montagem da interface, certifique-se dos requerimentos abaixo:
    - Windows 95/98/Me (NT não compatível)
    - DirectX v5.0 ou v6.0
    - Porta Paralela
    - Diodos small-signal 1N914
    - Fonte de Alimentação 9 Volts (ex. baterias) para o PSX Force Feedback

    Entre as diversas vantagens, além da fácil montagem, estão a qualidade e a variedade de diversas marcas e modelos existentes no mercado com preços mais baixos comparados aos joysticks para PCs (qualidade - preço). Teoricamente funciona com qualquer joystick (marca, modelo, tipo, etc), sendo compatíveis com os joysticks normais e no PSX com os dual-shock (analógico - capacidade de "vibrar"). Na interface para PlayStation, permite conectar 2 controles simultâneamente e nos dual-shock você poderá mudar o controle digital para analógico em pleno jogo.

    As desvantagens são poucas. Este esquema funciona apenas em jogos de Windows 95/98/Me (driver programado em DirectX), não sendo compatível aos jogos e emuladores para DOS. O uso do dual-shock necessita de uma fonte de alimentação externa.

    Abordaremos esta interface do PSX detalhadamente, por ser muito solicitada. Após uma boa leitura e algumas revisões você não terá dificuldades e nem surpresas desagradáveis ao testar o funcionamento. Por isso, atenção em todo o processo.

    Controle de PlayStation no PC

    É totalmente recomendável a leitura e re-leitura deste tutorial, antes de iniciar a montagem. Apesar de ser fácil, requer muita atenção e cuidado, tanto na soldagem, verificações de polaridades, diodos e fios.

    O uso de um cabo extensor para joysticks não é obrigatório. Você pode usar o próprio conector do seu controle, conforme esquema abaixo. A extensão servirá como um "adaptador", no qual você poderá usar qualquer joystick e em longas distâncias. Caso você utilize uma extensão, inverta todas as ligações do esquema. Desta forma, o conector utilizado e conectado ao db-25 será o "fêmea" da extensão ao invés do conector "macho" do controle, conforme a Figura 01.

    Todos os diodos do esquema são 1N914. Os pinos do D-25 "macho" estão representados à esquerda. Ele substituirá o conector "macho" do joystick e será conectado na porta paralela.

    Você deverá soldar os diodos, conforme ilustrado abaixo. Muita atenção na polaridade. O anodo do diodo é voltado para o DB-25 e o catodo para o conector do controle. Faça as ligações correspondentes entre o DB-25 e o conector do joystick. As ligações são simples, basta seguir o circuito da Figura 01. Um multímetro lhe ajudará na determinação dos fios. Nos pinos 6 e 7, você ligará, futuramente, a fonte de alimentação de 9 Volts (mais detalhes a seguir).

    Não tenha como base para as ligações as cores dos fios, mas sim os pinos do conector. Há diferenças entre as cores das diversas marcas e modelos de joysticks.



    Para utilizar um segundo controle, na mesma porta paralela, duplique todas as conexões, exceto as conexões DB-25 pino 12 e DB-25 pino 10. Essas conexões serão substituidas da seguinte forma:
    O fio que seria ligado ao pino 10 no DB-25, agora deve ser soldado no pino 13 do DB-25.
    O fio que seria ligado ao pino 12 no DB-25, agora deve ser soldado no pino 15 do DB-25.

    Em alguns casos a porta paralela não pode fornecer tensão suficiente para o funcionamento de um segundo joystick, desta forma você só poderá utilizar um por vez, sem uma fonte de alimentação externa.

    A ligação opcional de 9V é necessária se você estiver usando um controle Dual-Shock ou quiser usar um Force FeedBack. Se este não é seu caso, não utilize-a. O pino 03 do conector está indicado 7 Volts. Este é o mínimo necessário. A tensão da fonte deve ser entre 7 e 9 Volts para o Force Feedback. Fique atento para que o seu controle não esquente excessivamente. Mantenha está tensão sempre no mínimo.

    Depois disso, será necessário configurar o driver do DirectPad Pro mudando o ID para 2 em "Configure".

    Earle testou esta interface nos mais diferentes tipo de joysticks/pads de playstation e garante que funciona. Se você está tendo problemas, e já verificou atentamente todos os diodos e ligações, mude o modo "Advanced" no seu "Painel de Controle" e aumente o "PSX Scan Delay" entre 3 e 10.

    Se o seu controle não está alimentado (em muitos casos os joysticks precisam de mais energia do que a porta paralela pode fornecer) você pode utilizar uma fonte de alimentação externa de 5 Volts. Siga estas etapas:

    Com uma fonte externa de 5 Volts, vamos alimentar nosso joystick, sem remover as ligações já existentes.
    - Ligue o negativo (-) da fonte no fio dos pinos 18/19 e o positivo (+) no fio onde temos os 5 diodos (fio do pino 5 do conector).

    - Atenção na polaridade!

    Mesmo com a alimentação de 5 Volts, em alguns casos, pode não ser suficiente.

    Para resolver este problema, vamos remover 1 (um) dos 5 (cinco) diodos existentes no esquema. Retire o diodo do pino 9 (db-25), mantendo a ligação, ou seja, agora o fio que parte dos 4 diodos restantes é ligado diretamente ao pino 9 do db-25 (sem o diodo).

    Não tenho uma fonte de 5 Volts disponível! O que fazer?

    Para não precisar comprar uma nova fonte de 5V, usaremos a do próprio PC. Abra o computador e procure por um conector livre, o mesmo mostrado na Figura 03. Ele é igual aos vários cabos que saem da fonte de alimentação.



    Se não há nenhum livre, isso significa que os conectores já estão sendo usados por gravadores, ZIP, um segundo disco rígido, etc. Neste caso, você pode utilizar um adaptador que possui 2 saídas a partir de um único conector, mas este uso poderá sobrecarregar a fonte de alimentação, por isso cuidado!

    O cabo vermelho (+) com o preto (-) proporcionam os 5 Volts. Conecte estes cabos diretamente nas entradas do conector, conforme explicado anteriormente, para ter os 5 Volts necessários para alimentar o joystick, caso a porta paralela não seja capaz de proporcioná-los.

    Se mesmo assim, os 5 Volts não são suficientes, vamos usar os 9 Volts obtidos através do cabo amaralo (+) com o preto (-). Estes dois últimos cabos citados nos fornecem 12 Volts, por isso usamos um regulador L7809CV que transforma os 12V em 9V. Basta conectar o cabo conforme ilustrado abaixo:



    Controle de Nintendo 64 no PC

    Esta interface foi criada por Stephan Hans e funciona perfeitamente com o DirectPad Pro. Ela é um pouco mais complicada comparada a do PlayStation, mas não impossível de ser realizada. Esta sim, requer um pouco mais de prática e conhecimentos em eletrônica. As ligações dos CIs CMOS 4006 são iguais e no esquema estão coloridas para facilitar a visualização. É claro que você não precisa utilizar os fios na mesma cor aos do esquema.

    Uma desvantagem é que esta interface não funciona em MS-DOS e o driver não dá suporte ao Rumble Pack (Force Feedback).

    Os pinos do conector DB-25 utilizados são: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 18, onde este último deve ser aterrado. No CIs CMOS 4006 estão indicados as conexões, onde as coloridas são iguais para os dois, no entanto, repare que as ligações do pino 8 e pino 9 dos dois CIs são diferentes. O pino 1 do conector fêmea do controle N64 é aterrado e o 2 e 3 respeitam as suas respectivas ligações. Atenção na polarização do transistor BC559.

    Os componentes utilizados são os seguintes:

    •10 diodos 1N4148
    1 resistência 4,7 kΩ 1/4 W (R1)
    1 resistência 100 kΩ 1/4 W (R2)
    1 resistência 10 kΩ 1/4 W (R3)
    1 resistência 2,2 kΩ 1/4 W (R4)
    1 capacitor cerâmico 100 pF (C1)
    1 transistor PNP BC559 (T1)
    2 CMOS 4006



    O Software

    Windows 9x e ME

    O DirectPad 5.0 (84Kb) é o driver para o nosso joystick e que abordaremos aqui. Este é o único programa que precisamos e a seguir veremos como o instalar. Esta instalação é básica.
    - Primeiramente, você deve fazer o download do driver.
    - Descompacte o arquivo zipado (necessário o Winzip ou outro descompactador de arquivos .zip) em um diretório a sua escolha ou, por exemplo, C:\DPAD;
    - Com o joystick e o conector DB-25 conectados na porta paralela, acesse "Painel de Controle" e "Opções de Jogos;
    - Clique em "Adicionar" e depois "Adicionar outro";
    - Uma janela com o botão "Com Disco" aparecerá. Clique no botão e depois "Procurar". Busque pelo diretório onde você descompactou o DirectPad e clique "OK". Veremos que ocorrerá o reconhecimento e clicamos em "OK".
    - Selecione "DirectPad Pro Controller" na lista (essa versão não tem drivers individuais para cada tipo de joystick).
    - Dizemos ao Windows que desejamos "Finalizar" a instalação do novo hardware.
    - Pronto!

    - Depois da instalação, voltamos ao "Painel de Controle" e "Opções de Jogos".
    - Clicamos em "Adicionar" e buscamos na lista o "DirectPad Pro Controller" ou "DirectPad Pro Force Feedback Controller" (desta forma teremos o modo normal ou dual-shock, este último só funcionará se realizada a montagem com os 9 Volts da fonte de alimentação).
    - Clicamos em "Aceitar" e em propriedades do DirectPad Pro... e em "Configurar" escolhemos o tipo do joystick do PlayStation que temos conectado.

    Faça as configurações de "Proper Interface", "Parallel Port" e "Controller ID" (quando utilizado mais de um controle).

    Calibração do Software

    Para calibrar seu joystick, siga as etapas abaixo:
    - Selecione o tipo de joystick, ID e interface.
    - Com ele conectado, verifique se o direcional e se os botões estão ok.
    - Clique no botão de calibração.
    - Siga todas as outras etapas de calibração para obter os resultados esperados.
    - Se você não gostar dos resultados, clique no botão "Reset Calibration" para voltar ao padrão.


    Windows 2000 e XP

    O NTPAD e o PSXPad são os drivers para os joysticks, N64 e PSX, utilizados em Windows 2000 e XP. Baixe a última versão do NTPAD ou do PSXPad no site oficial. A instalação é muito mais simples, pois ele já possui um instalador.

    www.eletronicosonline.com

      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 00:47