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    O potencial do Hardware do Zeebo

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    O potencial do Hardware do Zeebo Empty O potencial do Hardware do Zeebo

    Mensagem por Mario Bros Qua 18 Fev 2009, 12:31

    Um especialista em hardware postou na comunidade da EGM BRasil do orkut uma analise sobre o Zeebo

    Chipset com processador:
    ? ARM 11 / QDSP-5 rodando a 528Mhz

    O que esperar dele:

    O ARM11 é um processador desenvolvido para dispositivos móveis como Palms e Celulares, um aparelho muito famoso a usar o processador assim é o Nokia n95. No caso do Nokia, o processador roda a 332Mhz, o "Zeebo" conta com ele rodando a 528Mhz, ou seja, um processador centrau um pouco mais parrudo, 60% mais rápido que o celular e que ainda conta com um CoProcessador ARM9 embutido (o mesmo tipo que controla um NintendoDS). Para 2009 LG e Motorola vão ter modelos com o mesmo chip do ZeeBo, alguns até com mais memória RAM.

    O Nintendo DS como falei, usa um sistema parecido, só com 2 processadores de tecnologia ARM, o ARM9 rodando a 66Mhz e o ARM7 rodando a 33Mhz, o primeiro executa funções 3D e de sistema, e o segundo as 2D. O ZeeBo seria consideravalmente superior a um DS, em termos de CPU, ele teria algo em torno de 8X o potencial do DS, e ainda conta com um GPU exclusivo que o DS não tem.. e outros DSPs (processadores) para outras funções como acesso a Znet3G.

    GPU:
    ? Qualcomm Adreno 130 Graphics Core
    ? Mobile Display Processor (MDP) (3D Rendering & Screen Operations)

    O que esperar dele:

    Assim como o n95 o ZeeBo conta com uma GPU dedicada, no caso do 95 ele usa um PowerVR muito parecido com o que havia no DreanCast, porém em versão "mobile",[b] já o Zeebo usa um [b]chip desenvolvido com tecnologia AMD (ATI) sedida a Qualcomm, que é plenamente compativel com OpenGL ES1.x suportando inclusive shaders.
    Em termos de performance e resultados, poderiamos esperar algo próximo ao que vemos num PSP como potencial máximo...

    Um ZeeBo tem quase a força de um DreanCast (uns 70 a 80%) só que conta com mais memória, o que ajudará a ter jogos com áreas maiores para explorar.


    Memórias:
    ? 128MB + 32MB de Ram (DDR)
    ? Memória de armazenamento de 1GB (estilo SD)

    O que esperar delas:

    128MB em termos de console, para funções como as do ZeeBo é muita coisa mesmo, os 32 extras não servem para os jogos em sí, são um tipo de cache usado pelo chipset que engloba os processadores do Z... mas 128 permite jogos espacialmente confortáveis, no estilo de GTA por exemplo com folga. Dá para esperar que os jogos sejam carregados e rodem praticamente sem loadings com essa qdt de RAM, considerando os jogos do Z.

    Platafoma de software:

    Aqui mora a grande esperança (pelo menos para mim) de fazer o Zeebo alavancar o mercado de desenvolvimento no Brasil, ainda é cedo para falar do suporte do aparelho em termos de software, mas já sabemos que ele é pleno em OpenGL e usará o BREW como engine de desenvolvimento, ambas são amplamente documentadas e já existem diversas aplicações disponiveis. O processo de criação de jogos está adiantado nos celulares e PoketPCs e teremos um console de mesa aceitando o mesmo tipo de programação, o que deve estimular muito o mercado de jogos tanto de celular quanto do ZeeBo.

    O que esperar dos jogos :

    Considerando a força do hardware e que o console não se limitará a rodar as versões mobile dos jogos podendo ter jogos exclusivos para aproveitar suas capacidades, podemos esperar algo próximo ao PSP rodando em res. superior para encaixar na tela grande.
    O Zee pode sofrer do "mau do PC", que pode ser notado em jogos como FarCry2, onde o game fica limitado a capacidade inferior dos consoles e visivelmente nãao paroveita as potencialidades do PC. Com o console da Tectoy pode ocorrer que as empresas simplesmente não o considerem o suficiente para lançar jogos exclusivos e simplesmente disponibilizem versões mobile (asmesmas doss celulares) na rede 3G do aparelho. Com uma boa base de Zee´s instaladas iso significaria "Zero investimento" e muito retorno...
    Por fim, Considere que o Zeebo algo como um "Ds NextGen, 10X mais rápido" feito para ligar na TV.

    Tip BOX:

    Os jogos do ZeeBo são produzidos sobre a plataforma BREW da qualconn com algumas melhorias... não é symbiam ou Java como muita gente pensava,

    E os jogos especificos?

    Bom, com uma arquitetura aberta e muitas portas de conexão, podemos esperar desenvolver jogos em casa, e que o console herdará uma ampla biblioteca de jogos e programas escritos para a arquitetura dos ARM, só resta saber mais detalhes sobre o S.O. e como a TecToy controlará a questão dos ports.


    O que esperar dos jogos próprioss da plataforma?

    Se o console não ficar limitado ao que for feito para celulares, veremos coisas bem legais nele, considere que no Zeebo o jogos não serão muito gandes pelo menos a principio, podemos esperar ao mais proximo de um DS e mais adiante, evoluiremos para gráficos mais maduros, compativeis com a realidade do PSP ou n64, mas não necessáriamente como um PS2, em termos de resultado o Zeebo pode chegar até o que um PSP faz, mas não deve alcançar aos melhores resultados de um PS2 por muitas razões, e o espaço que os games ocupam é só uma delas.

    Preço e console:

    Achar que um ZeeBo é caro comparando ele com o PS2 é na verdade um pouco errado... ele pode ser caro olhando o hardware mas não em comparação a um PS2.

    O ZeeBo vai te dar acesso a uma rede 3G DE GRAÇA!.. vc terá jogos originais a preço de pirata direto no seu console em minutos... ou vc prefere ir na banquinha do pirateiro comprar? ou esperar chegar pelo correio? isso é uma vantagem...

    Em contrapartida, resolve um problema que a muito a industria tenta evitar, que eu particularmente acho péssimo... os games que vc comprar para o ZeeBo são só para o seu console.. vc não poderá emprestar, alugar, ou revender no futuro... para isso só levando seu console junto. Mas com jogos a 10 reais acho que não chega a ser um problema...

    A ideia é boa e vai dar certo, principalmente se apoiarem o desenvolvemento local.

    A conclusão que podemos chegar sobre essa analise, resolvendo o problema do armazenamento o Zeebo pode chegar a atingir os melhores resultados de um DC ou PSP, mais não podemos esquecer tbm que o Zeebo dar para ser trabalhar com shaders, Open GL 1.0,Open GL 2.0 e com 128 mb de memória ram, usa mais memória ram do que um PS2, GC e Xbox., dar para atingir ótimos resultados um pouco melhores que um PSP ou DC. Além disso Com uma boa base de Zeebos instaladas isso significaria "Zero investimento" e muito retorno.
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    O potencial do Hardware do Zeebo Empty Re: O potencial do Hardware do Zeebo

    Mensagem por Profeta Qua 25 Fev 2009, 19:40

    mas eu acho q o preço do zeebo tem que baixar sim
    o público alvo do zeebo é justamente o mais pobre (Brasil)
    a Tectoy sabe que o povo daqui tem que pagar tantos milhoes de impostos quanto ela, em tudo
    sabe que o governo dessa bosta desse pais nao deixa um centavo no bolso do trabalhador para ele comprar comida
    entao eles devem colocar o produto a um preco que o povo possa comprar

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