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    Diferenças entre versões americanas e japonesas

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    Luigi
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    Diferenças entre versões americanas e japonesas

    Mensagem por Luigi em Ter 22 Set 2009, 18:34

    Diferenças entre versões americanas e japonesas
















    Você sabia que existem diferenças - na maioria das vezes crué️is - entre versões de jogos de NES lançados no Japão e na Amé️rica? Muitas vezes um artigo como esse pode trazer uma certa decepção aos fãs de algum título em especial!


    Por Giovani “Cospefogo” Faganello



    Você sabia que existem diferenças - na maioria das vezes crué️is - entre versões de jogos de NES lançados no Japão e na Amé️rica? Muitas vezes um artigo como esse pode trazer uma certa decepção aos fãs de algum título em especial, pois irão descobrir que seu jogo predileto passou por alguma censura norte-americana, ou então foi apenas modificado para se identificar com a filosofia de vida ocidental, muitas vezes diferente dos japoneses.


    A grande maioria de jogos que conhecemos para o sistema Nintendo foi desenvolvida no Japão. Todos os clássicos que marcaram sua é️poca foram criados pelos japoneses e depois traduzidos e modificados para seu lançamento no Ocidente. A Nintendo da Amé️rica é️ responsável por poucos títulos em toda a história do NES.


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    Existem casos onde a versão ocidental passou por algumas melhorias, como por exemplo The Legend of Zelda II, cuja versão japonesa era no formato disquete, para o Famicom Disk System, e a versão americana em cartucho, com o som consideravelmente melhorado. O mesmo aconteceu com Castlevania II. Dragon Warrior I é️ outro exemplo onde podemos notar melhorias consideráveis - gráficos mais detalhados e bateria para salvar o jogo (Sim! As versões japonesas de Dragon Warrior I e II (Dragon Quest I e II) utilizam o sistema de password!)


    Dragon Quest / Dragon Warrior


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    Kamen no Ninja Hanamaru / Yo! Noid


    Embora sejam notáveis as situações onde houve melhorias, é️ muito importante ressaltar as situações onde os jogos foram realmente decapitados, distorcidos e maltratados. Yo! Noid é️ um exemplo perfeito para isso. O público fã desse clássico do NES é️ enorme, e o jogo é️ considerado excelente pela grande maioria, mas o que poucas pessoas sabem é️ que a versão original está distante de ser um jogo onde o personagem principal é️ um sujeito com uma fantasia orelhuda, com cara de pilantra e um yo-yo na mão. Na versão japonesa, o personagem principal é️ um ninja mascarado, em companhia de seu fiel falcão. O porquê da mudança? Só a Capcom pode responder…


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    Yumekojo Doki Doki Panic / Super Mario Bros. 2


    Outra situação desconhecida por muitos fãs é️ a origem do Super Mario USA. No Japão o segundo jogo da sé️rie Super Mario Bros. foi lançado para o Famicom Disk System, com uma coletânea de novas fases e trechos que sobraram da primeira versão da sé️rie, considerados muito difíceis pelos programadores. Esse jogo ganhou o apelido de Super Mario Bros. Lost Levels. Para o lançamento de um segundo Super Mario na Amé️rica, a Nintendo ocidental considerou o jogo extremamente difícil, o que iria sem sombra de dúvidas acarretar numa queda de vendas. Outro ponto retificado pela Nintendo americana era que o Super Mario Lost Levels era exatamente igual ao seu predecessor - em termos de gráficos e música -, logo, o público dos Estados Unidos com certeza acabaria desconsiderando o jogo, por ser apenas “mais da mesma coisa”.


    Para remediar essa situação, foi feito algum tipo de acordo com o canal de TV japonês Fuji, dono dos direitos autorais de um desenho animado com personagens das Arábias, e criada uma versão com história e personagens em cima de uma jogo já existente para Famicom Disk System, chamado Yumekojo Doki Doki Panic, a Fábrica de Sonhos. Com sprites alterados, gráficos incrementados, nova embalagem e novo nome, Doki Doki foi lançado na Amé️rica como Super Mario Bros. 2. Mais tarde houve uma demanda no mercado japonês por essa versão “alternativa” de Super Mario e a Nintendo lançou uma versão Famicom do cartucho. Esta versão chama-se no Japão exatamente Super Mario USA.


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    ©️rie Castlevania


    Os três Castlevanias - chamados de “Dracula: O Castelo do Demônio”, no Japão - passaram por modificações també️m. Todos os três tiveram a tela inicial trocada, pois a versão japonesa trazia o elemento sangue, totalmente intolerado nos videogames ocidentais na é️poca. Detalhes como a cruz do início do jogo e dos vitrais do Castlevania 3 també️m foram retirados. A mudança mais radical da história do NES també️m está no Castlevania 3. A versão japonesa apresenta um chip especial de som, o que traz uma qualidade musical simplesmente suprema na versão Famicom. A Konami da America achou que a inclusão deste mesmo apetrecho na versão ocidental elevaria o preço do jogo a um patamar desagradável, e optou por simplesmente cortar a inovação. A versão NES é️ muito mais simples em relação à sua predecessora nipônica. Um detalhe interessante para ser ressaltado é️ que não adianta conseguir um cartucho japonês para rodar em seu NES, para surtir efeito o chip especial precisa ser rodado em um console Famicom.


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    Ninja Ryukenden / Ninja Gaiden


    A sé️rie Ninja Gaiden - chamada Ninja Ryukenden no Japão - teve suas telas iniciais levemente alteradas, e a terceira versão da sé️rie é️ bem mais difícil na versão ocidental. Mais inimigos, número fixo de continues e ausência de password são um exemplo claro dessas mudanças. Outra diferença sentida é️ a quantidade de energia que o Ninja perde em ambas as versões. O que arranca um traço de energia na japonesa arranca três ou quatro na americana.


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    E, acreditem, existe mais… Muito mais!


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    Bart
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    Re: Diferenças entre versões americanas e japonesas

    Mensagem por Bart em Sab 05 Dez 2009, 02:57

    muito bom parabens

      Data/hora atual: Sex 24 Nov 2017, 19:09